POR FAVOR, ROTACIONE O SEU DISPOSITIVO PARA JOGAR!
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  • Gerência editorial: Cristina Kerscher
  • Coordenação Conteúdo digital: Cassiano Novacki
  • Storytelling: Solange Carolina Cruzetta Dobignies
  • Questões: Vivian de Paula Ribeiro
  • Edição multimídia: Giselle Lourenço Corso
  • Desenvolvimento: CPCi Produtora Digital
  • Ilustrações: Pingado Sociedade Ilustrativa
  • Locução: Jader Cardoso
  • Imagens: ©Shuttertstock/SpicyTruffel, Shutterstock/Vectors bySkop, ©Shutterstock/BNP Design Studio, Shutterstock/graphic-line, ©Shuttertock/BlueRingMedia, Acervo Scriba, Shutterstock/NotionPic, Shutterstock/Colorfuel Studio, ©Shutterstock/Real Vector, ©Shutterstock/MicroOne, Shutterstock/graphic-line; Shutterstock/Treenoot, ©Shutterstock/BNP Design Studio, ©Shutterstock/graphic-line, ©Shutterstock/GraphicsRF.com, ©Shutterstock/graphic-line, ©Shutterstock/zorina_larisa, ©Shutterstock/Lorelyn Medin, ©Shutterstock/Abscent, ©Banco Central do Brasil, ©Shutterstock/BlueRingMedia; EkaterinaP, ©Shutterstock/MCruzUA, ©Shutterstock/KanKhem, Shutterstock/designoksana, ©José Luis Juhas. 2021. Digital.
  • Trilhas sonoras: Bleeping Demo by Kevin MacLeod
    Link: https://incompetech.filmmusic.io/song/7012-bleeping-demo
    License: https://filmmusic.io/standard-license

    Hillbilly Swing by Kevin MacLeod
    Link: https://incompetech.filmmusic.io/song/5705-hillbilly-swing
    License: https://filmmusic.io/standard-license

    Fuzzball Parade by Kevin MacLeod
    Link: https://incompetech.filmmusic.io/song/5044-fuzzball-parade
    License: https://filmmusic.io/standard-license

  • Efeitos sonoros: https://freesound.org/people/NikPlaymostories/sounds/563850/
    Fail (Trombone wah, wah, wah…) - Sound Effect.mp3
    NikPlaymostories

    https://freesound.org/people/pan14/sounds/334032/
    Mouth Harp » Boing Spring Mouth harp 04-20-13 4.wav
    pan14

    https://freesound.org/people/Cunningar0807/sounds/436128/
    Harp Glissandos » Harp Glissando Up.aiff
    Cunningar0807

VOCÊ JÁ ESTEVE EM UMA CASINHA DA ÁRVORE?

VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR AS AVENTURAS E OS MISTÉRIOS QUE PODEM ACONTECER EM UM LUGAR TÃO PEQUENO? NÃO FIQUE PARADO AÍ: CLIQUE LOGO NO BOTÃO AVANÇAR!

A CASINHA DA ÁRVORE QUE VOCÊ VAI VISITAR FICA NO JARDIM DA ESCOLA DE BIA E RICARDO. ANTES DE INICIAR, ESCOLHA COM QUAL PERSONAGEM VOCÊ QUER SE AVENTURAR! 😊

DURANTE SUA VISITA, VOCÊ VAI VIVER MUITA AVENTURA, DIVERSÃO E CONHECIMENTO.

TUDO PRONTO? APERTE O BOTÃO AVANÇAR!

SUA PRESENÇA NESTA CASINHA É MUITO IMPORTANTE! QUE TAL AJUDAR A DESVENDAR O MISTÉRIO QUE ESTÁ ASSOMBRANDO AS CRIANÇAS DA ESCOLA? OUVI FALAR QUE HÁ UM VISITANTE MISTERIOSO NA CASA DA ÁRVORE...

DENTRO DA CASINHA, VOCÊ VAI ENCONTRAR DESAFIOS COM PISTAS, QUE VÃO TE AJUDAR A DESVENDAR ESSE MISTÉRIO. VAMOS COMEÇAR?

VOCÊ VAI ENCONTRAR A PRIMEIRA PISTA NA ESTANTE QUE ESTÁ BRILHANDO. SIGA ATÉ LÁ, RESOLVA OS DESAFIOS E COLETE A PISTA.

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SUA PONTUAÇÃO
PRECISA DISPARAR!
MAIS DESAFIOS ESPERAM POR VOCÊ. CLIQUE EM
AVANÇAR E MANDA VER!
VOCÊ PRECISA MELHORAR SUA PONTUAÇÃO!
CLIQUE EM AVANÇAR, OUÇA AS DICAS COM ATENÇÃO
E BORA LÁ CONTINUAR A RESOLVER O MISTÉRIO!
Muito Bem!!
Você conseguiu pontos
Clique em avançar. Clique em avançar para ver mais uma pista.
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NESTA FASE, VOCÊ RESPONDEU ÀS QUESTÕES SOBRE LOCALIZAÇÃO, DIREITA E ESQUERDA E NÚMEROS ATÉ 10.

LEIA ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ FICAR CRAQUE NESSES ASSUNTOS E RETORNAR COM TUDO PARA A TRILHA. 😊

  • PARA LOCALIZARMOS UMA PESSOA OU UM OBJETO, OBSERVAMOS O QUE ESTÁ AO REDOR E RECONHECEMOS NOSSA PRÓPRIA POSIÇÃO! AMARRAR UMA FITINHA NO BRAÇO ESQUERDO OU FAZER UMA PEQUENA MARCAÇÃO PODE AJUDAR A RECONHECER O LADO DIREITO E O ESQUERDO.
  • É IMPORTANTE TAMBÉM CONHECER AS POSIÇÕES EM CIMA, EMBAIXO, EM FRENTE E ATRÁS.
  • PARA CONTAR QUANTIDADES, VOCÊ PRECISA PENSAR DOS NÚMEROS ATÉ 10. USAR OS DEDINHOS DAS MÃOS PODE AJUDAR NA CONTAGEM DE PESSOAS E OBJETOS.

QUANTAS DICAS LEGAIS, NÃO É?

PRONTO PARA RECOMEÇAR?

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NESTA FASE, VOCÊ RESOLVEU PROBLEMAS ENVOLVENDO ADIÇÕES E CONTAGEM ATÉ 20.

LEIA ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ FICAR CRAQUE NESSES ASSUNTOS E RETORNAR COM TUDO PARA A TRILHA. 😊

  • PARA FAZER UMA CONTAGEM DE ATÉ 20 OBJETOS, VOCÊ PRECISA CONTAR TODOS OS OBJETOS SEM PULAR NENHUM E SEM CONTAR UM MESMO OBJETO DUAS VEZES.
  • LEMBRE-SE DE QUE CADA OBJETO CONTADO REPRESENTA UM ÚNICO NÚMERO. O ÚLTIMO NÚMERO FALADO CORRESPONDE À QUANTIDADE TOTAL DE OBJETOS.
  • CONTAR ALGUNS OBJETOS QUE VOCÊ GOSTA OU CONTAR CASAS EM JOGOS DE TABULEIRO PODE AJUDAR A ENTENDER MELHOR A CONTAGEM DE 20 OBJETOS.

QUANTAS DICAS LEGAIS, NÃO É?

PRONTO PARA RECOMEÇAR?

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NESTA FASE, VOCÊ RESOLVEU PROBLEMAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E OS DIAS DA SEMANA.

LEIA ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ FICAR CRAQUE NESSES ASSUNTOS E RETORNAR COM TUDO PARA A TRILHA. 😊

  • PARA ENCONTRAR UMA DATA EM UM CALENDÁRIO, VOCÊ PRECISA CONHECER OS DIAS DA SEMANA E OS MESES DO ANO.
  • OBSERVE UM CALENDÁRIO DE VERDADE: UMA SEMANA TEM 7 DIAS, UM MÊS TEM QUASE SEMPRE 30 DIAS E UM ANO TEM 12 MESES.
  • PARA REPRESENTAR A SOMA DE DOIS NÚMEROS, VOCÊ PRECISA LEMBRAR DOS SÍMBOLOS + E =. ELES SEMPRE ESTARÃO JUNTINHOS EM UMA ADIÇÃO.

QUANTAS DICAS LEGAIS, NÃO É?

PRONTO PARA RECOMEÇAR?

4

NESTA FASE, VOCÊ RESOLVEU PROBLEMAS ENVOLVENDO NÚMEROS, FIGURAS PLANAS E SUBTRAÇÃO.

LEIA ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ FICAR CRAQUE NESSES ASSUNTOS E RETORNAR COM TUDO PARA A TRILHA. 😊

  • PARA IDENTIFICAR UMA FIGURA PLANA, VOCÊ PRECISA CONTAR QUANTOS LADOS ELA TEM. O TRIÂNGULO TEM 3 LADOS; O RETÂNGULO E O QUADRADO TÊM 4 LADOS.
  • O RETÂNGULO E O QUADRADO TÊM A MESMA QUANTIDADE DE LADOS. A DIFERENÇA É QUE O QUADRADO TEM TODOS OS LADOS DE MESMO TAMANHO, E O RETÂNGULO NÃO.
  • O CÍRCULO É UMA FIGURA PLANA, MAS ELE NÃO TEM LADOS. VOCÊ LEMBRA COMO É UM CÍRCULO? NÃO CONFUNDA COM UMA BOLA DE FUTEBOL!
  • VOCÊ PODE USAR OBJETOS QUE TEM EM CASA PARA CALCULAR QUANTIDADES. NA SOMA, VOCÊ ACRESCENTA OBJETOS NA CONTAGEM. JÁ NA SUBTRAÇÃO, VOCÊ RETIRA OBJETOS.

QUANTAS DICAS LEGAIS, NÃO É?

PRONTO PARA RECOMEÇAR?

5

NESTA FASE, VOCÊ RESOLVEU PROBLEMAS ENVOLVENDO NÚMEROS E ESTATÍSTICA.

LEIA ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ FICAR CRAQUE NESSES ASSUNTOS E RETORNAR COM TUDO PARA A TRILHA. 😊

  • PARA COMPOR OU DECOMPOR, VOCÊ PRECISA IDENTIFICAR AS UNIDADES E DEZENAS DO NÚMERO.
  • PARA REPRESENTAR AS UNIDADES E DEZENAS, VOCÊ PODE USAR O MATERIAL DOURADO. CADA CUBINHO É 1 UNIDADE E CADA BARRINHA REPRESENTA 1 DEZENA.
  • PARA SE LEMBRAR DO SIGNIFICADO DE UMA DEZENA, VOCÊ PODE OBSERVAR QUE EM SUAS MÃOS HÁ UMA DEZENA DE DEDINHOS.
  • QUANDO AS QUANTIDADES SÃO AGRUPADAS DOIS A DOIS E NÃO SOBRA NENHUM ELEMENTO, FALAMOS QUE ESSA QUANTIDADE É PAR. SE SOBRAREM ELEMENTOS, A QUANTIDADE É ÍMPAR.
  • PARA ENTENDER UMA TABELA, PRECISAMOS OBSERVAR AS LINHAS E COLUNAS.
  • CADA ELEMENTO DA TABELA ESTÁ NO ENCONTRO DE UMA LINHA COM UMA COLUNA.

QUANTAS DICAS LEGAIS, NÃO É?

PRONTO PARA RECOMEÇAR?

6

NESTA FASE, VOCÊ RESOLVEU PROBLEMAS ENVOLVENDO SEQUÊNCIAS DE NÚMEROS, TEMPO E “PESO” DE OBJETOS.

LEIA ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ FICAR CRAQUE NESSES ASSUNTOS E RETORNAR COM TUDO PARA A TRILHA. 😊

  • PARA DESCOBRIR O NÚMERO QUE ESTÁ FALTANDO EM UMA SEQUÊNCIA, VOCÊ DEVE PROCURAR UM PADRÃO. UM PADRÃO É ALGO QUE ESTÁ SE REPETINDO NA SEQUÊNCIA.
  • PARA REPRESENTAR O TEMPO EM UM RELÓGIO DE PONTEIROS, VOCÊ PRECISA PRIMEIRO OBSERVAR ONDE O PONTEIRO DAS HORAS ESTÁ, E DEPOIS ONDE O PONTEIRO DOS MINUTOS ESTÁ.
  • EM UMA BALANÇA DE PRATOS, O OBJETO MAIS PESADO ESTÁ MAIS PARA BAIXO. O MAIS LEVE ESTÁ MAIS PARA CIMA. E QUANDO ELA ESTÁ EM EQUILÍBRIO, OS OBJETOS TÊM PESOS IGUAIS.

QUANTAS DICAS LEGAIS, NÃO É?

PRONTO PARA RECOMEÇAR?

7

NESTA FASE, VOCÊ RESOLVEU PROBLEMAS ENVOLVENDO NÚMEROS E DINHEIRO.

LEIA ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ FICAR CRAQUE NESSES ASSUNTOS E RETORNAR COM TUDO PARA A TRILHA. 😊

  • PARA ESCREVER NÚMEROS ATÉ 100, VOCÊ PODE USAR O MATERIAL DOURADO PARA AJUDAR. UM CUBINHO REPRESENTA O NÚMERO 1, DOIS CUBINHOS REPRESENTAM O NÚMERO 2, E ASSIM POR DIANTE.
  • CADA BARRINHA DO MATERIAL DOURADO REPRESENTA UMA DEZENA. ISSO MESMO: A MESMA DEZENA QUE VIMOS ANTES NA TRILHA.
  • PARA TROCAR CÉDULAS E MOEDAS DE REAL, VOCÊ PRECISA CONHECER AS NOTAS DE 2, 5 E 20 REAIS. TAMBÉM PRECISA CONHECER AS MOEDAS DE 1 REAL.
  • PARA SABER QUANDO UM PRODUTO É MAIS CARO OU MAIS BARATO, VOCÊ TAMBÉM PRECISA RECONHECER AS CÉDULAS E MOEDAS. DESSE JEITO, VOCÊ PODE DESCOBRIR QUAL DELAS VALE MAIS E QUAL VALE MENOS.
  • QUE TAL VOCÊ PEDIR PARA UM ADULTO MOSTRAR A VOCÊ ALGUMAS DESSAS CÉDULAS E MOEDAS?

QUANTAS DICAS LEGAIS, NÃO É?

PRONTO PARA RECOMEÇAR?

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NESTA FASE, VOCÊ RESOLVEU PROBLEMAS ENVOLVENDO ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E PREVISÕES.

LEIA ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ FICAR CRAQUE NESSES ASSUNTOS E RETORNAR COM TUDO PARA A TRILHA. 😊

  • PARA RESOLVER PROBLEMAS DE SUBTRAÇÃO E ADIÇÃO, VOCÊ PRECISA PRIMEIRO IDENTIFICAR QUANTIDADES NO PROBLEMA.
  • DEPOIS, VOCÊ PRECISA VER SE O PROBLEMA É DE SUBTRAÇÃO OU ADIÇÃO. AS PALAVRAS RETIRAR, PERDER E DOAR ESTÃO RELACIONADAS À SUBTRAÇÃO. JÁ AS PALAVRAS GANHAR, SOMAR E COLOCAR TÊM A VER COM A ADIÇÃO.
  • O SÍMBOLO – SERVE PARA SUBTRAIR QUANTIDADES, E O SÍMBOLO + É USADO PARA ADICIONAR QUANTIDADES.
  • PREVER UM RESULTADO SIGNIFICA DIZER SE O RESULTADO É POSSÍVEL DE ACONTECER, IMPOSSÍVEL OU CERTO.
  • SE O RESULTADO TEM CHANCE DE ACONTECER, ENTÃO ELE É POSSÍVEL. SE O RESULTADO NÃO TEM CHANCE DE ACONTECER, ENTÃO ELE É IMPOSSÍVEL. E SE SÓ EXISTE UM RESULTADO POSSÍVEL, ENTÃO ELE COM CERTEZA VAI ACONTECER.

QUANTAS DICAS LEGAIS, NÃO É?

PRONTO PARA RECOMEÇAR?

Suas pistas
Fase 1Localização, grandezas e números até 10
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Fase 2Adição e números até 20
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Fase 3Calendário, localização e adição
0
Fase 4Números, figuras planas e subtração
0
Fase 5Números, datas e estatística
0
Fase 6Sequências, tempo e “peso”
0
Fase 7Números e dinheiro
0
Fase 8Acaso, operações e problemas
0
Total
0
1

MUITO BEM, VOCÊ RECEBEU SUA PRIMEIRA PISTA! VOCÊ JÁ SABE QUEM É O VISITANTE?

SE AINDA NÃO SABE, NÃO SE PREOCUPE! VOCÊ VAI RECEBER MAIS PISTAS!

2

QUE LEGAL, AGORA VOCÊ TEM DUAS PISTAS! JÁ TEM IDEIA DE QUEM PODE SER O VISITANTE MISTERIOSO?

PARA RESOLVER ESSE MISTÉRIO, É IMPORTANTE SABER QUE AS CRIANÇAS DA ESCOLA NUNCA OUVIRAM NENHUM BARULHINHO. TALVEZ O VISITANTE SEJA MUITO SILENCIOSO...

BORA PARA MAIS UM DESAFIO E MAIS UMA PISTA?

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MAIS UMA PISTA! A PROFESSORA PATRÍCIA DISSE QUE O VISITANTE MISTERIOSO PODE TER HÁBITOS NOTURNOS, POIS ELE NUNCA FOI VISTO DURANTE O DIA.

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OPA, DENTRO DA CAIXA DE BRINQUEDOS FOI ENCONTRADA UMA PENA... HUM, SERÁ QUE NOSSO VISITANTE MISTERIOSO É UMA AVE?

5

MUITO BEM! O MISTÉRIO ESTÁ COMEÇANDO A SER DESVENDADO... QUANDO AS CRIANÇAS ESTAVAM SAINDO DA CASINHA DA ÁRVORE, ELAS OUVIRAM UM SOM. CLIQUE AQUI PARA OUVIR TAMBÉM.

VOCÊ JÁ TINHA OUVIDO ESSE SOM ANTES?

6

PENAS, BICO, ASAS... NOSSO VISITANTE SECRETO É UMA AVE, COM CERTEZA! QUE AVE VOCÊ ACHA QUE É? VAMOS INICIAR O PRÓXIMO DESAFIO PARA ENCONTRAR MAIS UMA PISTA?

7

QUE LEGAL, AGORA FALTA POUCO PARA DESCOBRIR QUEM É O VISITANTE MISTERIOSO. SABEMOS QUE É UMA AVE COM PENAGEM BRANCA. E A ÚLTIMA DICA É... O NOME DESSA AVE É FORMADO POR 6 LETRAS: 3 VOGAIS E 3 CONSOANTES.

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E AÍ, JÁ SABE QUAL É O ANIMAL? QUE TAL MONTAR O QUEBRA-CABEÇA E DESVENDAR O MISTÉRIO DO VISITANTE DA CASINHA?

VIVA! VOCÊ CHEGOU AO FINAL! PARABÉNS PELO ESFORÇO. O VISITANTE MISTERIOSO ERA UMA CORUJA-BURAQUEIRA!

CORUJA-BURAQUEIRA

A CORUJA-BURAQUEIRA TEM ESSE NOME POR CAVAR BURACOS NO SOLO. COSTUMA VIVER EM CAMPOS, PRAIAS, AEROPORTOS E PASTOS. TEM TAMANHO PEQUENO E OLHOS BEM AMARELOS, UM DO LADO DO OUTRO. SEU VOO É SUAVE E SILENCIOSO. ELA SE ALIMENTA DE ROEDORES E DE PEQUENOS INSETOS.

AH! A PROFE ESTAVA ERRADA... A CORUJA-BURAQUEIRA TEM HÁBITOS DIURNOS!