Mulheres artistas do renascimento


O Renascimento foi um movimento cultural e científico que se caracterizou pelo antropocentrismo, pela valorização da Cultura Clássica e pelo hedonismo. Esse movimento contou com o apoio e o financiamento da burguesia, que desejava se destacar na sociedade europeia moderna.



Como reflexo da sociedade conservadora do início da Idade Moderna, foram poucas as mulheres que se destacaram no Renascimento. A maioria dos pintores, escultores e intelectuais eram homens, porém, algumas mulheres se sobressaíram. Entre elas, podemos citar Catarina van Hemessen, Sofonisba Anguissola e Lavinia Fontana.
Catarina van Hemessen nasceu em Antuérpia, Países Baixos, e foi considerada a primeira pintora flamenga e também a primeira a produzir um autorretrato.

HEMESSEN, Catarina van. Autorretrato, 1548. 1 têmpera sobre carvalho, color., 32 × 25 cm. Kunstmuseum Basel, Basel, Suíça.



Ela aprendeu o ofício com seu pai, Jan Sanders van Hemessen.
Essa pintora ficou mais conhecida por ter realizado diversos trabalhos para a rainha Maria da Áustria. A soberana encomendou diversas obras que, na atualidade, estão expostas em museus e palácios europeus.



Catarina van Hemessen também retratou muitas mulheres, fato que contribuiu para a difusão do universo feminino durante o início da Idade Moderna.

HEMESSEN, Catarina van. Retrato de uma dama. 1560. 1 óleo sobre tela, color., 20 × 15 cm. Museu Real de Belas Artes de Antuérpia, Antuérpia.

Voltar