Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os movimentos que você vivenciou durante as aulas: ponte, estrela, rondada e paradas de mão e de cabeça, fazem parte das apresentações dos atletas da ginástica artística, principalmente no aparelho solo.

A ginástica artística é uma das modalidades competitivas da ginástica, nas quais homens e mulheres realizam movimentos em diversos aparelhos. Os aparelhos masculinos são: salto, barras paralelas, barra fixa, argolas, cavalos com alças e solo. Os aparelhos femininos são: trave, salto, barras assimétricas e solo.

Entre esses aparelhos, além do salto, o solo é disputado nas modalidades masculina e feminina, com a diferença de que na apresentação feminina há acompanhamento musical, que deve ser parte da apresentação das atletas, unindo os movimentos ginásticos ao ritmo da música.

O solo é um aparelho formado por um tablado que amortece as quedas e ajuda a dar impulso durante a execução dos saltos. No decorrer da prova, os atletas devem realizar diversos movimentos acrobáticos, de equilíbrio, estáticos e de força.

A pontuação das apresentações varia em função do grau de dificuldade, da execução dos movimentos obrigatórios e da qualidade da apresentação.