
Sobre a BNCC
Em 4 de outubro de 2022, por meio da resolução n.º 1, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece diretrizes educacionais para a Educação Básica no Brasil, foi ampliada com a inclusão do ensino da computação. Essa inclusão traz diretrizes voltadas ao desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à computação, muitas das quais conectam-se a outras áreas do conhecimento.
Conforme documento orientador, cabe aos estados, municípios e ao Distrito Federal estabelecer parâmetros e abordagens pedagógicas para essa implementação, seja por meio da transversalidade ou da criação de um componente curricular específico, sempre considerando os impactos que temas como robótica e programação podem gerar no processo de ensino e aprendizagem.
Nesse sentido, a BNCC Computação apresenta propostas de atividades plugadas (com o uso de dispositivos digitais) e desplugadas (apresentação de conceitos de lógica e algoritmos sem a necessidade de tecnologia), todas adaptáveis a diversos componentes curriculares e ao contexto de cada escola.